Licenciatura em Biologia

« Voltar

Apresentação

Este ciclo de estudos pretende promover a formação em Biologia, fornecendo uma base científica sólida, na qual estão presentes os fundamentos da Biologia Moderna, e desenvolver ao longo do percurso académico do estudante, capacidades de execução de trabalho de campo e de laboratório em Ciências Biológicas. Pretende dar aos estudantes a possibilidade de configuração do seu percurso académico, adicionando à formação geral de base uma vertente vocacional (ramo) que melhor corresponda aos interesses e perspetivas de carreira. São objetivos gerais: i) Fornecer uma sólida formação científica, teórica, teórico prático, laboratorial e de trabalho de campo que permita o aluno iniciar uma atividade profissional em áreas distintas da Biologia; ii) Fornecer conhecimentos essenciais em áreas de suporte, tais como Matemática, Física, Química e Bioquímica; iii) Fornecer uma formação científica adequada que permita prosseguir na formação avançada (2º e 3º ciclo) em diversas áreas de especialização.

Objetivos

A licenciatura em Biologia confere aos alunos um conjunto de competências específicas, relativas à área da Biologia, de carácter científico e experimental, técnico e laboratorial. Os Biólogos formados na UAc devem ser capazes de: a) Integrar os conhecimentos de outras áreas científicas na resolução de problemas ao nível da Biologia; b) Reconhecer e analisar o papel dos mecanismos da reprodução e da hereditariedade na evolução biológica tendo em conta o desenvolvimento histórico da biodiversidade; c) Reconhecer e analisar os processos moleculares, a estrutura e o funcionamento dos seres vivos; d) Reconhecer e analisar a estrutura e a organização do meio ambiente, bem como as relações entre os organismos e o seu ambiente. Acresce a estas competências outras de carácter genérico transversal às diferentes áreas científicas, tais como, capacidade de pesquisa, trabalho de equipa, responsabilidade, iniciativa, tratamento de dados, produção de trabalhos escritos e comunicação oral.

Condições de acesso e ingresso

Os interessados podem candidatar-se ao curso através de um dos seguintes concursos nacionais organizados pela DGES: Concurso Nacional de Acesso e Ingresso no Ensino Superior Público; e Regimes Especiais. Podem ainda candidatar-se através dos seguintes concursos especiais, organizados pela Universidade dos Açores: Concursos Especiais para Acesso e Ingresso na Universidade dos Açores (Maiores de 23 Anos, Titulares de Diploma de Especialização Tecnológica, Titulares de Diploma de Técnico Superior Profissional, Titulares de Outros Cursos Superiores, Titulares dos cursos de dupla certificação do ensino secundário e cursos artísticos especializados); Regimes de Reingresso e Mudança de Par Instituição/Curso; Concurso especial de acesso e ingresso do estudante internacional na Universidade dos Açores. Em todos os casos, a candidatura está dependente do cumprimento por parte dos candidatos das condições exigidas para o efeito. Para mais informação sobre os concursos nacionais e as condições de acesso e ingresso consulte a página de DGES em www.dges.gov.pt, e para informação sobre os concursos especiais, consulte os regulamentos disponíveis na nossa página de Internet.

Saídas Profissionais

Atividades de investigação e de consultoria nos vários domínios da Biologia, como o ambiente e gestão dos recursos naturais; Ecoturismo Planeamento e ordenamento do território; Biotecnologia, indústria alimentar e agroalimentar; Saúde e diagnóstico laboratorial.

Polo

Ponta Delgada

Código do Curso

9011

Créditos ECTS

180

Duração do Curso

3 Anos

Regime de Estudo

Frequência a tempo integral ou tempo parcial, regime presencial em horário diurno.


    Informação disponível em breve.


    Acreditações

  • Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
  • Direcção Geral de Ensino Superior
  • R/A-Cr 30/2015 de 27-05-2015

Unidades Curriculares