Licenciatura em Biologia

« Voltar
Apresentação

Este ciclo de estudos pretende promover a formação em Biologia, fornecendo uma base científica sólida, na qual estão presentes os fundamentos da Biologia Moderna, e desenvolver ao longo do percurso académico do estudante, capacidades de execução de trabalho de campo e de laboratório em Ciências Biológicas. Pretende dar aos estudantes a possibilidade de configuração do seu percurso académico, adicionando à formação geral de base uma vertente vocacional (ramo) que melhor corresponda aos interesses e perspetivas de carreira. São objetivos gerais: i) Fornecer uma sólida formação científica, teórica, teórico prático, laboratorial e de trabalho de campo que permita o aluno iniciar uma atividade profissional em áreas distintas da Biologia; ii) Fornecer conhecimentos essenciais em áreas de suporte, tais como Matemática, Física, Química e Bioquímica; iii) Fornecer uma formação científica adequada que permita prosseguir na formação avançada (2º e 3º ciclo) em diversas áreas de especialização.

Objetivos

A licenciatura em Biologia confere aos alunos um conjunto de competências específicas, relativas à área da Biologia, de carácter científico e experimental, técnico e laboratorial. Os Biólogos formados na UAc devem ser capazes de: i) Integrar os conhecimentos de outras áreas científicas na resolução de problemas ao nível da Biologia; ii) Reconhecer e analisar o papel dos mecanismos da reprodução e da hereditariedade na evolução biológica tendo em conta o desenvolvimento histórico da biodiversidade; iii) Reconhecer e analisar os processos moleculares, a estrutura e o funcionamento dos seres vivos; iv) Reconhecer e analisar a estrutura e a organização do meio ambiente, bem como as relações entre os organismos e o seu ambiente. Acresce a estas competências outras de carácter genérico transversal às diferentes áreas científicas, tais como, capacidade de pesquisa, trabalho de equipa, responsabilidade, iniciativa, tratamento de dados, produção de trabalhos escritos e comunicação oral.

Condições de acesso e ingresso

Os interessados podem candidatar-se ao curso através de um dos seguintes concursos nacionais organizados pela DGES: Concurso Nacional de Acesso e Ingresso no Ensino Superior Público; e Regimes Especiais. Podem ainda candidatar-se através dos seguintes concursos especiais, organizados pela Universidade dos Açores: Concursos Especiais para Acesso e Ingresso na Universidade dos Açores (Maiores de 23 Anos, Titulares de Diploma de Especialização Tecnológica, Titulares de Diploma de Técnico Superior Profissional, Titulares de Outros Cursos Superiores); Regimes de Reingresso e Mudança de Par Instituição/Curso; Concurso especial de acesso e ingresso do estudante internacional na Universidade dos Açores. Em todos os casos, a candidatura está dependente do cumprimento por parte dos candidatos das condições exigidas para o efeito. Para mais informação sobre os concursos nacionais e as condições de acesso e ingresso consulte a página de DGES em www.dges.gov.pt, e para informação sobre os concursos especiais, consulte os regulamentos disponíveis na nossa página de Internet.

Saídas Profissionais

i) Atividades de investigação e de consultoria nos vários domínios da Biologia, como o ambiente e gestão dos recursos naturais ii) Ecoturismo iii) Planeamento e ordenamento do território iv) Biotecnologia, indústria alimentar e agroalimentar v) Saúde e diagnóstico laboratorial

Código do Curso

9011

Créditos ECTS

180

Duração do Curso

3 Anos

Regime de Estudo

Frequência a tempo integral ou tempo parcial, regime presencial em horário diurno.

Plano de Estudos