O Doutoramento em Teoria Política, Relações Internacionais e Direitos Humanos, criado em parceria pelas Universidades de Évora e dos Açores, distingue-se pela centralidade que dá às questões da cidadania e direitos humanos, contextualizadas no sistema internacional, impulsionado por tendências e forças heterogéneas que são, por vezes, contraditórias. Com o apoio de um corpo docente com elevada competência científica e disciplinar e ancorada na sólida experiência de investigação inserida em Centros de Investigação de Excelência, este doutoramento visa desenvolver um profundo conhecimento teórico, que de forma versátil e transdisciplinar, impulsione o desenvolvimento de análises críticas, que representem um contributo inovador e consistente na investigação a nível nacional e internacional.
Espera-se que os estudantes desenvolvam competências num sentido culturalista, densificando os conhecimentos metodológicos e teóricos de duas subáreas onde existe um conjunto muito vasto de diplomas e convenções internacionais que necessitam de especialistas que correspondam às necessidades de uma sua aplicação e interpretação corretas.
Podem candidatar-se ao ingresso no terceiro ciclo de estudos conducentes ao grau de doutor: • Os titulares de grau de mestre ou equivalente legal; • Os titulares de grau de licenciado detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico competente da universidade ou instituto universitário onde pretendem ser admitidos; • Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico competente da universidade ou instituto universitário onde pretendem ser admitidos.
Este Programa de doutoramento permite enveredar pelas áreas da docência, da investigação científica, da consultadoria especializada em organismos e instituições europeias e internacionais, funcionalismo superior do Estado, think tanks, ou junto de organismos especializados em políticas públicas, permitindo ainda seguir a área da diplomacia ou trabalhar em ONG’s.
Ponta Delgada
PA57
240
4 Anos
Frequência a tempo integral ou tempo parcial, regime presencial em horário diurno (a partir das 16 horas).
Código | Nome | Ano | Semestre |
---|---|---|---|
03000752 | Filosofia do Estado e das Relações Internacionais | 1º ano | 1º semestre |
03000737 | Metodologia de Investigação em Ciência Política | 1º ano | 1º semestre |
03000748 | Teoria da Cidadania e Direitos Humanos nas sociedades complexas | 1º ano | 1º semestre |
03000763 | Cidadania Europeia e Direitos Humanos | 1º ano | 2º semestre |
03000774 | Filosofia dos Direitos Humanos e Sistema Internacional | 1º ano | 2º semestre |
03000780 | Geopolítica e Ordem Mundial | 1º ano | 2º semestre |
03000838 | Tese | 2º ano | Plurianual |
03000827 | Biopolítica e Direitos Humanos | 2º ano | 1º semestre |
03000791 | Direito Internacional dos Direitos Humanos | 2º ano | 1º semestre |
03000816 | Regionalismo e Organização Social e Política: Europa e Espaço Atlântico | 2º ano | 1º semestre |
03000849 | Tese | 3º ano | Plurianual |
03000805 | Tese | 4º ano | Plurianual |