Proporcionar o aprofundamento de conhecimentos científicos e pedagógicos específicos e transversais, tendo em vista uma atuação educativa consciente, empreendedora e situada do ponto de vista social, científico, cultural e deontológico. Formar profissionais capazes de observar, analisar, avaliar e decidir, de forma crítica e cientificamente fundamentada a sua prática educativa, tendo em vista a melhoria de processos de aprendizagem e resultados educativos. Preparar os profissionais para a conceção, organização e avaliação de experiências de aprendizagem integradas, significativas e diferenciadoras, numa lógica inclusiva. Capacitar para a investigação educacional, em geral, e, de modo específico, para a resposta a necessidades dos contextos, visando a qualidade educativa. Apoiar a construção de projetos de formação e desenvolvimento profissional assentes na atualização permanente, na reflexão continuada e na cooperação comprometida com outros agentes educativos.
Organizar experiências educativas que integrem conhecimentos de diferentes áreas, ajustando-se às especificidades intra, interindividuais e multiculturais dos contextos, numa perspetiva inclusiva. Gerir a progressão das aprendizagens, promovendo a participação, a autonomia e o desenvolvimento de capacidades de identificação e resolução de problemas, bem como de organização, autorregulação e comunicação das aprendizagens. Perspetivar a escola e a comunidade enquanto espaços de democracia, respeito pelas minorias, educação para a saúde e para o ambiente, num quadro de valores e saberes culturais, científicos e tecnológicos. Assumir uma atitude crítica e investigativa, com base em referentes teóricos e experiências pedagógicas em diferentes contextos educativos. Construir um projeto pessoal de formação, assente na reflexão, na investigação e na partilha de saberes e experiências, pautando a sua concretização por princípios deontológicos.
Podem candidatar-se ao ciclo de estudos os que satisfaçam cumulativamente as seguintes condições: a) Sejam titulares de licenciatura em Educação Básica, ou equivalente legal, que possua os requisitos de créditos mínimos de formação, em conformidade com as disposições legais em vigor; b) Sejam detentores de um bom domínio da língua portuguesa, aferido mediante aprovação numa prova escrita eliminatória e numa prova oral eliminatórias.
Docente em Educação Pré-Escolar, no ensino público e privado; Docente do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no ensino público e privado.
Ponta Delgada
6915
120
2 Anos
Frequência a tempo integral, regime presencial em horário diurno.
Código | Nome | Ano | Semestre |
---|---|---|---|
0201388 | Expressões Artísticas e Educação Físico-motora na Infância | 1º ano | 1º semestre |
02015394 | Fundamentos e Aplicações da Matemática Elementar | 1º ano | 1º semestre |
0201384 | História dos Açores | 1º ano | 1º semestre |
0201404 | Organização do Mundo Vivo | 1º ano | 1º semestre |
02015405 | Seminário de Investigação Educacional | 1º ano | 1º semestre |
02015416 | Estratégias de Leitura e Escrita na Aprendizagem | 1º ano | 2º semestre |
0201403 | Metodologia do Ensino da Matemática | 1º ano | 2º semestre |
0201410 | Metodologia do Ensino das Expressões Artísticas e da Educação Físico-Motora | 1º ano | 2º semestre |
0201392 | Metodologia do Ensino do Estudo do Meio | 1º ano | 2º semestre |
0201386 | Metodologia do Ensino do Português | 1º ano | 2º semestre |
0201391 | Estágio Pedagógico I | 2º ano | 1º semestre |
0201405 | Oficina de Didáticas em Educação Pré-escolar | 2º ano | 1º semestre |
0201387 | Estágio Pedagógico II | 2º ano | 2º semestre |
0201389 | Oficina de Didáticas em 1º Ciclo do ensino básico | 2º ano | 2º semestre |
0201385 | Relatório de Estágio | 2º ano | 2º semestre |
Código | Nome | Ano | Semestre |
---|---|---|---|
02015427 | Diferenciação e Integração Curricular | 1º ano | 1º semestre |
02015438 | Educação Deontológica e Docência | 1º ano | 1º semestre |
02015449 | Educação Transdisciplinar e Formação Cívica | 1º ano | 2º semestre |
02015451 | Projeto e Intervenção Educacional | 1º ano | 2º semestre |